top of page

O Paraíso das Preciosidades Perdidas | Mostra SESC Cariri de Culturas

Atualizado: 12 de nov. de 2021


A exposição "O Paraíso das Preciosidades Perdidas", com curadoria de Lela Martorano foi contemplada na 23ª edição da Mostra Sesc Cariri de Culturas e terá sua edição virtual em virtude da pandemia. A montagem para a gravação das obras foi realizada no Círculo Ítalo Brasileiro SC e ficou aberto ao público em um curto período.




http://www.mostrasescdeculturas.com.br/


Vídeo: Marko Martinz Audiodescrição: Aline Maciel

Curadoria: Lela Martorano


O Paraíso das Preciosidades Perdidas é uma espécie de fábula criada pela artista Pati Peccin, onde figuras humanas e seres da natureza confluem entre tempos e espaços. Neste “paraíso”, as narrativas são concebidas com sutileza a partir de fotografias transferidas em tecidos usados.

O espectador é transportado a um lugar desconhecido, onde imagens de pessoas anônimas ganham protagonismo e ao mesmo tempo demonstram sua fragilidade, ao serem aplicadas em toalhas de mesa, guardanapos, lenços e outros tecidos recolhidos pela artista. Incorporados com seus bordados, pinturas e crochê, mas também com marcas, manchas e rasgos causados pelo uso cotidiano, criam memórias sobrepostas entre a fotografia e o suporte.

Essas recordações perdidas ou simplesmente descartadas, encontradas ao acaso, caracterizam uma época em que o registro fotográfico tinha um papel fundamental na salvaguarda das memórias, um objeto de valor sentimental. A partir do momento em que esses objetos são descartados, perdem seu valor como registro ou como memória individual. Sendo assim, O Paraíso das Preciosidades Perdidas lhes confere agora outra forma, ressignificando o seu valor original.

Lela Martorano

Curadora


Lucilia Vilela

Adriana Martorano

Com a curadora Lela Martorano


Carol Grilo | Foto Ivan Jerônimo


Carol Grilo | Foto Ivan Jerônimo


ReNata Swoboda | Foto Cacá Fritsch


Foto Marko Martins

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page