top of page

Álbum de Família | SESC Belenzinho

Álbum de Família: Uma Jornada Ancestral


Em sua 3ª edição, o projeto Álbum de Família te convida para uma jornada imersiva através das histórias e memórias familiares, em um ambiente virtual realizado pelo SESC Belenzinho. De 15 de março até 19 de abril, todas as sextas-feiras das 19h às 21h, embarque nessa experiência única para explorar a riqueza das tradições ancestrais.


"Álbum de Família" busca incentivar seus participantes a criarem álbuns manuais que contenham recordações e resgates de sua ancestralidade, utilizando recortes de fotografias e outros registros de memória de coleções familiares.


Levando em conta a variedade de abordagens que o tema oferece, o participante pode optar por criar uma obra que se baseie em uma família fictícia ou mitológica, criar imagens inventadas de seus parentes, introduzir novos personagens, e a pesquisa e a narrativa podem transitar entre o real e o fictício.


Cada participante irá criar seu álbum através de uma lista de referências e narrativas, com uma média de 12 páginas.É importante que o participante tenha em mãos as fotografias que irá trabalhar no 1º dia e se possível tenha disponibilidade de produzir o álbum fora dos encontros.




As edições da Oficina realizadas anteriormente já resultaram na criação de cerca de 20 álbuns, retratando significativa pluralidade e originalidade de estéticas artísticas, histórias familiares, heranças étnicas e territoriais, modos de ser e fazer dos participantes, dentre professores, museólogos, arquitetos, carnavalescos, artistas visuais, cineastas e estudantes do ensino médio


O ciclo de cursos “Álbum de Família” teve início através de uma ação do projeto para a publicação do livro "Histórias do Outro Lado do Mundo", da Cia Mafagafos e Sutil Produções, que reúne histórias, memórias e imagens trazidas de países asiáticos em Santa Catarina e foi ilustrado por Pati Peccin. Inspirada pela pesquisa de ancestralidades que o tema do livro suscitou, a artista propôs a oficina, que se deu de modo virtual, quando pôde observar através do depoimentos dos participantes, o resgate das memórias familiares e a importância do registro destas informações.

Para a segunda edição, a oficina foi expandida para 5 encontros e contemplada no edital Aldir Blanc - SC. Pati convidou a artista Alicia Ferreira para co-ministrar a oficina, agregando novos olhares e reflexões sobre o processo criativo. O trabalho realizado pelos participantes pode ser conferido através do site: https://albumdefamilia2022.wixsite.com/2022




Inscrições:

Garanta sua vaga a partir de 05 de março pelo site do SESC Belenzinho. As vagas são limitadas, então não perca tempo!


Informações Importantes:

Data: 15 de março a 19 de abril de 2024

Horário: Sextas-feiras, das 19h às 21h

Local: Plataforma ZOOM, do SESC Belenzinho

Inscrições: A partir de 05 de março no site do SESC Belenzinho

Vagas: Limitadas


Realização:

SESC Belenzinho


12 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page